02/11/2011

Basset/Teckel/Dachshund e suas diferenças

Resolvi escrever este post porque muitas pessoas costumam confundir as raças Bassets, mas também não é pra menos, há variações nos nomes e tipos de cães. Vou dividir um pouco do que sei e do que pesquisei com intuito de sanar algumas dúvidas (minhas também, rs). =)

Basset se refere a qualquer raça de cão que tenha pernas curtas em relação ao seu tipo (basset = baixinho, baixote).

Os compridinhos mais conhecidos são o Basset Hound (chamado de Basset) e o Teckel ou Dachshund (cão texugo). Essas raças foram desenvolvidas inicialmente para a caça, através de cruzamentos entre outras raças de bassets, mas depois tornaram-se popular como cães de companhia, podendo ser criados até em apartamentos, devido ao tamanho e adaptação fácil aos hábitos da casa.
É preciso tomar alguns cuidados como não deixá-los pular de lugares altos e subir/descer muitos degraus, ou poderão ter problemas na coluna, devido ao seu longo corpo.

Um pouquinho de cada um:

O salsichinha (que já foi conhecido como basset, mas fixou o nome como Dachshund), passou a ser chamado oficialmente de Teckel, em 1994. A raça foi desenvolvida com o objetivo de caçar animais de toca (normalmente texugos), entrando nas tocas e os expulsando de maneira que ficassem ao alcance dos caçadores.
Possui três tipos de pelagem e cada uma três variedades de tamanho. Inteligente, esperto e bastante brincalhão, o Teckel é também um excelente cão de vigia, está sempre atento e ao menor sinal de aproximação de estranhos late bastante e alto (experiência própria.. xD). É um excelente companheiro para crianças e brinca mesmo depois de velho. É um cão agitado.
Outra característica importante é sua independência, o que lhe valeu uma (talvez) injusta fama de desobediente. Apesar de amar e brincar com todos, dedica-se a apenas uma pessoa que elege como dono. É preciso saber se impor para que ele obedeça, ou ele ditará as regras.


O Basset Hound é o mais famoso (e pesado) entre os cães bassets, conhecido por suas longas orelhas caídas e "carinha triste". Antes também usado para caça, excelente farejador, especialista em animais de pêlo como a raposa e a lebre. Cães desta raça têm um latido forte, melodioso e sonoro, usado para se comunicar com o caçador durante a caçada.
Este cachorro é calmo, afetuoso e, como o Teckel, um pouco "teimoso". Tem facilidade em ficar obeso, causando vários problemas de saúde, portanto um pouco de exercício e alimentação correta são bastante indicados (na verdade para todas as raças, mas esta precisa de uma atençãozinha a mais).


Fontes:
www.seucachorro.com
www.mypet.terra.com.br


2 comentários:

  1. PARABENS PELO POST, EU TENHO UM DAUCHSHUND ARLEQUIM E NAO SABIA Q O BASSET ERA UM CACHORRO TAO DIFERENTE, EU ACHAVA Q ELES ERAM PRATICAMENTE IGUAIS.
    MUITO OBRIGADO.
    ABRACOS
    MAURICIO FERREIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Mauricio.
      O temperamento dos cães variam de acordo com a raça, por exemplo, um Buldogue é tranquilo, enquanto o Poodle é mais agitado (há exceções) e um vira-lata é difícil ter um padrão de comportamento, já que é a mistura de raças. Eu tenho um salsichinha vira-lata, o físico dele puxou para o Basset (mãe), mas o temperamento tá mais pra Pinscher (pai), rs.
      (Desculpa a demora para responder).
      Abraços, Suzana.

      Excluir