12 de jun. de 2018

Curiosidades: Estilos Musicais

Fazer música é expressar-se. Expressar sentimentos, opiniões e gostos através dos sons. Podemos conhecer uma determinada pessoa, seu s hábitos e sua cultura através de sua música.

A música já é parte da nossa rotina. Temos música de aniversário, casamento, música para trabalhar, para dormir, para rituais de vários tipos e também em manifestações ligadas à espiritualidade e religião.

Mas ela é também uma forma de entretenimento, pois ouvimos música pra dançar ou pra curtir com amigos.

Existem diversos estilos musicais.

Chamamos os diferentes tipos de música de estilos. Cada estilo tem sua instrumentação, seu jeito de cantar e de tocar específicos. Os estilos também têm relação com a época, com a história e com a cultura de um lugar.

Jazz, rock, pop, reggae, samba, forró, ópera, clássica, romântica, funk e eletrônica são alguns estilos de música. Cada um com suas características e histórias peculiares.

Em Nova Orleans, nos EUA, surgiu o jazz no séc. XX, misturando blues, música africana, européia e cantos religiosos. Os instrumentos básicos do jazz eram aqueles usados em bandas marciais: metais, palhetas e baterias.

O rock surgiu nos EUA na década de 1950 e depois ficou conhecido como um estilo que criticava o comportamento político e social da época. Uma banda de rock'n roll utiliza, principalmente, guitarras elétricas, baixo e bateria e costuma soar bem alto!

Pop é a abreviação de popular, ou seja, que agrada mais pessoas e varia de acordo com a época e a moda. Chama-se pop às músicas que têm grande vendagem no mercado.

O rap, que surgiu no s anos 70, é um dos pilares da cultura hip hop. A palavra rap vem de rhyme and poetry (rima e poesia). No rap, o texto é mais importante que a melodia ou a harmonia e possui, em sua maioria, um discurso contestador e de crítica política.

O samba é uma das principais manifestações populares do Brasil. "Samba" vem de "semba", palavra de origem africana que significa "umbigada". No recôncavo baiano onde surgiu o samba de roda, o dançarino dá uma umbigada em outro dançarino chamando-o para entrar na roda. Com influência do maxixe e da polca, o samba foi se espalhando e se transformando pelo país, adquirindo características próprias em cada região.

Retirado do livro Construindo Música, Editora Evoluir, 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário