25 de fev. de 2018

Comunicação e Expressão - Parte 1

A comunicação tem por objetivo transmitir mensagens. A fala não é a única forma de comunicação: o silêncio, olhares, vestimentas, expressões faciais, postura, etc. são comportamentos que comunicam.

Um bombeiro não precisa dizer que é um bombeiro, basta olhar para seu uniforme.

A comunicação ocorre nas situações em que há intenção de comunicar e produzir uma reação ou efeito sobre o outro. No texto "Cartas de Amor" de Moacyr Scliar, numa escola que o período da manhã era reservado às turmas femininas e à tarde às masculinas, uma menina deixou na carteira uma carta de amor para "o colega da tarde". A menina queria comunicar ao rapaz o seu amor por ele, expressando a intensidade dos seus sentimentos através de uma carta, ele leu e entendeu os sentimentos dela: a expressão alcançou os seus objetivos e, portanto, houve comunicação.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Um texto é uma forma de comunicação que coloca em relação um emissor (que fala ou escreve) e um receptor (ouvinte ou leitor).

- Emissor: Toma a iniciativa de enviar a mensagem. Pode ser individual ou coletivo.
- Receptor: Recebe a mensagem e se responder se tornará também um emissor.
- Mensagem é o conteúdo das informações transmitidas.
- Canal: é o meio que possibilita a transmissão da mensagem. Há o canal visual, como desenhos, escrita, imagens ou animações, e o canal sonoro, como fala, música, etc.
- Código: é a linguagem utilizada, o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem.
- Referente: representa o assunto contido na mensagem.

Para que haja comunicação, é preciso que o emissor e o receptor utilizem um código conhecido por ambos. A língua é esse código. Uma conversação entre deficientes auditivos só é compreensível por aqueles que conhecem o código gestual particular que eles utilizam para se comunicar. A língua japonesa só é compreensível para quem conhece a língua japonesa.

Uma língua é um código que utiliza um grande número de signos (palavras), com suas regras de combinação (regência, concordância, lugar na frase, seleção das palavras, etc.).

Este código pode utilizar dois canais: o oral (fala/audição) e o visual (leitura/escrita), os quais fazem com que a utilização da língua obedeça às vezes a regras um pouco diferentes.

Há diferenças entre a maneira como falamos e escrevemos. Portanto, existe um código oral e um código escrito.

Código é um conjunto de signos e de regras de combinação destes signos, que nos possibilita criar os elementos de significação.

Nem sempre a troca de informações é bem sucedida. Denomina-se ruído aos elementos que perturbam, dificultam a compreensão pelo destinador, como por exemplo, o barulho ou mesmo uma voz muito baixa. O ruído pode ser também de ordem visual, como borrões, rabiscos etc.

O SIGNO LINGUÍSTICO

Signo é a associação de um significante (sons da fala, imagem gráfica, desenho) e um significado (ideia, conceito mental, imagem mental). No trânsito, por exemplo, uma placa triangulas é signo de perigo.

Para ler a parte 2, clique aqui.

Fontes: Português, Série Novo Ensino Médio, de João Domingues Maia, Editora Ática; e Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário