25 de fev. de 2018

Comunicação e Expressão - Parte 2

Linguagem, em sentido amplo, é qualquer meio usado para a transmissão de uma mensagem, isto é, para comunicar. A linguagem é definda em dois tipos: a verbal (oral ou escrita) com a utilização de códigos (signos) que servem para facilitar a comunicação entre os homens; e a linguagem não verbal, que se define por símbolos ou sinais em forma de desenhos e figuras que servem como ponte para a comunicação sem o uso de palavras.

Língua é um conjunto de signos e de regras de combinação desses signos, que constituem a linguagem oral ou escrita de uma coletividade, é o que permite que a mensagem seja passada de maneira compreensível. Pode ser que a mensagem não seja compreendida totalmente caso não siga as regras previamente estabelecidas. É como escrever uma frase onde as palavras estão fora de ordem e esperar que a outra pessoa entenda exatamente o que se quis dizer. A ação ou a faculdade de utilização da língua denomina-se fala.

Fala é a emissão de determinados sons combinados de modo a transmitir significações à outra pessoa. A fala é um ato individual.

Discurso é a utilização individual da língua. E como cada indivíduo tem uma maneira própria de se expressar, procura selecionar as formas de enunciado que melhor lhe exprimam o gosto e o pensamento. Essa marca, que também distingue um escritor de outro, denomina-se estilo.

Ao produzirmos um discurso, deixamos nele nossa marca, nossa ideologia, nossa filosofia, nossa maneira de encarar o mundo ou determinada situação. O discurso implica, portanto, em elevado grau de quem o produz.

Para ler a Parte 1, clique aqui.

Fontes: Português, Série Novo Ensino Médio, de João Domingues Maia, Editora Ática; e Estudo prático

Nenhum comentário:

Postar um comentário