22 de nov. de 2017

O que fazer se uma rede elétrica cair em cima do carro?

Veja dois exemplos:


Se fio cair sobre carro, não desça, recomendam especialistas

Se for surpreendido por uma forte chuva enquanto estiver dirigindo, o ideal é procurar se abrigar em garagens e sob viadutos, por exemplo, ou ficar dentro do carro, caso tenha de permanecer na rua, recomendam especialistas.

O engenheiro Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil, alerta que, no caso de um cabo de energia se soltar e atingir um veículo, há pouco risco para quem estiver dentro dele, mas, se tentar sair do carro e colocar o pé no chão, ela poderá receber a descarga elétrica. "Assim, não saia do carro enquanto alguém, um bombeiro, não tirar o fio de cima dele. Ou, se estive fora do carro, não toque nele, não tente entrar".


Carro é 'gaiola'

O professor do Instituto de Física da USP, Antonio Martins Figueiredo Neto, explica que o carro, por sua estrutura de aço, funciona como uma "gaiola metálica", em relação ao cabo de energia, mantendo essa energia em seu exterior, isolando quem está dentro do veículo. "Não há corrente elétrica", afirma.

"A (corrente) só passa a existir se tiver um diferencial, que é o caso de a pessoa pisar no chão, porque a terra está a um potencial diferente do carro e, assim, fecha o circuito, gerando a descarga elétrica", esclarece o professor.


Não toque em partes metálicas

No entanto, não há risco zero para quem está em um carro atingido por um cabo de energia, adverte o professor. "Pode ocorrer de uma corrente elétrica passar pelo carro se os pneus entrarem em contato com água com sal (íons) ou metais", diz. Por isso, a recomendação é, mesmo dentro do carro, não tocar em nenhuma parte metálica do veículo.


Raios

Da mesma forma que isola o interior do veículo da energia do cabo rompido, o carro também o protege dos raios. "A energia se distribui pelo carro porque a resistência elétrica é o metal é menor que a do corpo humano", explica Figueiredo Neto, da USP.

Retirado de: Se fio cair sobre carro, não desça, recomendam especialistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário