13 de mar de 2013

Carta aberta à ministra Marta Suplicy: Games são Cultura!

Quem disse que jogos não são cultura? É hora de rever isso aí!!

Moacyr Alves, presidente da ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games), divulgou no Twitter (@Moacyralves) uma carta aberta à ministra Marta Suplicy com links de matérias que mostram os benefícios dos jogos, como aprendizado, incentivo à cultura, melhora no estado de saúde etc, já que foi declarado que jogos digitais não se encaixam no Vale Cultura.

Também é linkada a carta aberta da Fatec de São Caetano do Sul, com "fatos e argumentos que possam contribuir para a discussão". Achei muito válido destacá-la.


Sinceramente, sempre gostei de arte em geral, mas depois que comecei a prestar atenção nos jogos (dou parte dos créditos ao meu marido, já que sou mais espectadora, ele é O gamer da casa) passei a admirá-la mais ainda, seja na parte musical, gráfica, lógica, enfim, estou muito mais ligada do que antes.

Não é cultura? Então peraí! O que são aquelas músicas orquestradas nos games incentivando os jogadores a apreciar a boa música clássica? Ou os novos tipos de gênero que vêm surgindo, incentivando os músicos a fazerem suas versões e até mesmo homenagens aos jogos que mais gostam? Ou a parte gráfica que alguns jogadores admiram e fazem suas fanarts incríveis! Ou puzzles no meio dos jogos, fazendo com que as pessoas tenham que usar a lógica, quebrar a cabeça mesmo, pra sair de tal situação e continuar sua jornada? Sem contar no aprendizado de idiomas, já que nem sempre os jogos estão na língua nativa de quem está jogando. No aprendizado histórico, já que muitos games fazem referências a acontecimentos reais. E no geral? Já li pesquisas/artigos/matérias (que quando achar o link, posto aqui) falando sobre pessoas que jogam ter melhor reflexo, maior capacidade (ou rapidez) de resolver problemas - principalmente lógicos, serem mais atentas, criativas, além de outros benefícios.

Aqui o link de uma delas: 5 Provas científicas de que vídeo games fazem bem à saúde

Pois é, minha gente!

(Essa imagem do Stand "GAMES – Educação e Qualidade de Vida" na Semana de Ciência e Tecnologia (SCT 2012), veio bem a calhar! hehe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário