11 de mar. de 2010

Chinchilas

Vou falar um pouquinho sobre esses animaizinhos adoráveis =)

O nome chinchila vem de chincha (nome dos nativos dos Andes) e significa "chincha pequena".

A chinchila é um mamífero roedor nativo da Cordilheira dos Andes, no Chile. É um animal de pequeno porte, vegetariano, de hábitos noturnos, muito ativo e explorador. Sua pelagem é bastante fina e densa, por isso muito macia.

As caçadas por causa de sua pele para confecção de casacos começaram logo após sua descoberta no século XVI levando estes animais à extinção. No início do século XX o biólogo Mathias F. Chapman levou alguns exemplares para os EUA e criou em cativeiro, salvando assim sua existência (as chinchilas que temos hoje são descendentes das que foram levadas por Chapman para o Norte americano). Somente por volta dos anos 60 elas foram reconhecidas como animais de estimação.

Antes de obter uma ou mais chinchilas, dê uma pesquisada, se informe bem! São bichinhos muito fofos, mas requerem alguns cuidados extras como controle da temperatura ambiente (são animais de clima frio, o calor pode causar estresse e até mesmo a morte), são roedores e seus dentes estão em constante crescimento e precisam gastá-los, temos que deixar alfafa disponível sempre, pois é rica em cálcio e a chinchila tem carência de cálcio em seu organismo, entre outras coisinhas. Mas são fáceis de cuidar, são limpinhas, não precisam de vacinas e o custo de manutenção é mais baixo que o de outros animais.

Algumas não gostam muito de colo, gostam de se sentir livres, correr, pular, subir no ombro das pessoas e fazem movimentos engraçados, é assim que interagem com seus donos. Não são aconselháveis para crianças pequenas, pois precisam de cuidado ao manuseá-las, mas com a supervisão de um adulto as crianças também se divertem com elas.

Esse é o Lenny, meu primeiro roedor, está com a gente desde 2008. É super bagunceiro, mas é um amor de chinchila.. ^^ Ele tinha a Leona como companheirinha, mas ela se foi.. =/

Nenhum comentário:

Postar um comentário